domingo, 18 de abril de 2010

O Psicólogo Pesquisador

A pesquisa científica em Psicologia pode ser delineada utilizando-se tanto o tipo de pesquisa quantitativa, como a pesquisa qualitativa.
O método quantitativo na Psicologia Científica é mais utilizado na mensuração dos fenômenos psicológicos em forma de cálculos e estatística.
O método Qualitativo na Psicologia Científica é o mais justificado quando o contexto social é importante e deve ser considerado no bojo da pesquisa, ou ainda, quando o fenômeno a ser estudado é muito complexo, de caráter social e não atende às necessidades da quantificação, e quando se deseja conhecer os significados subjacentes aos fenômenos pesquisados.
Tanto o método quantitativo, como o método qualitativo na Psicologia Científica possui vantagens e desvantagens que devem ser consideradas no momento da escolha do método, levando-se em consideração o que será pesquisa e estudado e como se dará a compilação destes dados, a interpretação necessária e a demonstração dos resultados da pesquisa.
As vantagens do método qualitativo correspondem à compreensão de temas numa forma mais ampla subjacentes a um contexto específico, permite maior potencial de revelação do fenômeno social estudado, maior conexão de significados com a realidade pesquisada e os dados podem ser utilizados para estudos de todo o processo.
Como desvantagens do método qualitativo: a subjetividade do pesquisador envolvida na própria pesquisa, conclusões baseadas em características pessoais do investigador, necessidade de maior disponibilidade de tempo para coleta dos dados, interpretação, análise de conteúdo de entrevistas, etc. e requer ainda alto nível de experiência e habilidade do pesquisador.

FONTE: A Psicologia na NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário